Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Aqui poderão encontrar algumas respostas ás perguntas mais frequentes que poderão surgir ao visualizar o Site.
1. O que é a ‘Missão do Dia’?

A ‘Missão do dia’ é o treino, desafio, missão que terás que desempenhar nesse dia. Seja ela qual for, tenta completa-la, nem que tenhas que a adaptar. Se precisares de ajuda para adaptares alguma Missão, envia-me um e-mail.

2. Todas as Missões do Dia, são para mim?
Sim são. Podes ter é que adapta-las ás tuas capacidades neste momento, ou ao equipamento que dispões. Mas atenção, para além de completar uma Missão, tens de te certificar que a cumpres com todos os  requisitos para efectuar os movimentos com a técnica perfeita e com segurança. Para isso consulta o separador de Exercícios para veres os vídeos ou descrições da maior parte dos exercícios.
3. Posso fazer todas as Missões do Dia, ou devo descansar algum dia?

Tens de descansar. O ideal é fazeres 3 Missões do Dia e descansares um dia. Mas como tudo depende do nosso estilo de vida, se por motivos profissionais, familiares ou pessoais, tiveres que apenas treinar durante a semana, podes por exemplo, treinar durante a semana e descansar ao fim-de-semana. Cada caso é um caso, para um melhor esclarecimento entra em contacto comigo.

4. Devo parar de fazer o exercício físico que faço neste momento e passar só a fazer as Missões do Dia?

Depende muito de qual o exercício que fazes, mas não deves parar totalmente. até é bom continuares pois assim poderás ver as melhorias de desempenho depois de começares a fazer as Missões do Dia.

5. Tenho problemas nos joelhos, posso na mesma fazer as Missões do Dia?

Quaisquer problemas físicos que tenhas, devem ser diagnosticados e acompanhados por um profissional da saúde. No entanto podes entrar em contacto comigo que eu posso ajudar-te ou encaminhar-te para um profissional de saúde competente e com experiência em Medicina Desportiva.

6. Qual a melhor hora do dia para treinar?

Muitos aconselham a treinar no fim do dia. Eu aconselho a treinar quando puderes, seja de manha cedo, ao início da tarde, ou á noite. Desde que tenhas uma boa alimentação e um descanso ideal, podes treinar a qualquer hora. É melhor treinares do que não treinar e na minha opinião, devemos estar preparados para qualquer desafio que nos apareça na vida e de certeza que esses desafios não vão aparecer só no fim do dia.

7. É um método bom para emagrecer?

Emagrecer depende de muitos factores, mas este exercício físico permite queimar mais calorias e de uma forma mais eficaz, devido á sua intensidade e a utilizar na sua grande maioria movimentos
funcionais.

8. O que são ‘movimentos funcionais’?

São um grupo de exercícios, que devido á sua mecânica, preparam o corpo para actividades realizadas no quotidiano. São movimentos naturais, que estão no nosso ADN. São essenciais para a nossa qualidade de vida. Movimentos como sentar, empurrar, correr, pegar qualquer coisa do chão, etc.

9. Quais os grandes benefícios deste tipo de treino?

Resistência Cardiovascular, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Precisão, Agilidade, Equilíbrio.

10. Como é possível beneficiar nestes 10 aspectos do exercício físico com este tipo de treino?

Devido á constante variação de treinos, á alta intensidade e aos movimentos funcionais. Estes 3 princípios garantem a melhoria da condição física nestes 10 aspectos.Assim como o uso de exercícios de variadas modalidades, tais como: Ginástica, Halterofilismo, Atletismo, Remo, Musculação.

11. Como nasceram as Missões do Dia e este tipo de treino?

As Missões do Dia, nasceram da minha experiência como Atleta, Instrutor de Musculação, Personal
Trainer e recentemente como Treinador Certificado de Crossfit. Principalmente o Crossfit teve grande impacto na minha maneira de ver o exercício físico e as Missões do Dia, baseiam-se a 100% nos princípios de treino do Crossfit.

16 thoughts on “Perguntas Frequentes

  1. renato Brasil 20 de Junho de 2011 / 23:57

    sérgio vc chegou a fazer algum curso de certificação da crossfit? tava dando uma olhada no site crossfit.com e fala dos cursos level 1, tenho bastante dificuldade no inglês, queria saber como funciona

    • Sérgio Rodrigues 23 de Junho de 2011 / 11:10

      Olá Renato, sim fiz a certificação me Londres em Outubro do ano passado. Se quiseres dar uma vista de olhos nas certificações, basta ires a Crossfit.com. Mas são todas em Inglês…
      Curiosamente há bem pouco tempo o Crossfitbrasil fez uma certificação em Português, dá uma olhadela no site deles http://www.crossfitbrasil.com.br e vê se planeiam em fazer outra.
      Abraço e continua com os treinos

      • renato 1 de Agosto de 2011 / 23:46

        legal sergio, eu fiz o curso que a crossfitbrasil oferece, agora estou pensando em fazer o internacional na argentina na tuluka em outubro, abraço

  2. Ma5ia 22 de Agosto de 2011 / 18:39

    Sérgio,óptima iniciativa!Fiquei encantada!Apesar de ter terminado recentemente o curso de Instrutora de musculação e cardiofitness e como calcula, a abordagem é a clássica, o que me cativa são a “new age” dos treinos fitness e o Crossfit é uma “paixão” que gostava de aprofundar.
    Parabéns pela iniciativa.Já me cativou!!

    • Sérgio Rodrigues 22 de Agosto de 2011 / 19:22

      Ola Maria, obrigado pela seu comentário. Ainda bem que gostou da ideia, agora fica o desafio de completar as missões e colocar os resultados🙂
      Espero que continue ‘por ca’, ate porque brevemente haverão novidades que tenho a certeza a vão cativar ainda mais.
      Estou ao dispor para qualquer esclarecimento e se quiser treinar basta combinar.
      Bons treinos

  3. I. 1 de Setembro de 2011 / 01:54

    Olá! Há anos que me interesso por CrossFit (“à distância”😉 ), e fico muito contente por ver que está finalmente a chegar a Portugal. Eu já procurei, mas não consegui encontrar nenhuma “box” por cá (e no site http://www.crossfit.com/cf-affiliates/ também não há nada listado para o nosso país), por isso aproveito para fazer a pergunta: há ginásios CF em Portugal? E mais especificamente: há algum na zona de Lisboa?

    Mesmo que ainda não haja nenhum aqui, ter um site português sobre CF já é muito bom, por isso obrigada.🙂

  4. Fernando Costa 16 de Outubro de 2011 / 21:00

    Boas tardes , encontrei este site através do amigo/prof Márcio Gomes que me sugeriu .
    Para ja uma pergunta posso começar ja pelo exercício do dia ou devo ir ao inicio de Janeiro

    • Sérgio Rodrigues 16 de Outubro de 2011 / 22:33

      Olá Fernando, pode começar pela Missão de hoje. A metodologia é a mesma desde Janeiro. Bons treinos🙂

  5. tubos 21 de Novembro de 2011 / 17:03

    Boas sergio!

    Comecei a fazer crossfit a pouco tempo e tenho duas duvidas..

    o facto de ,por exemplo ,nas elevaçoes a tecnica nao ser a melhor ,nao sera prejudicial a nossa saude mais tarde?

    e nao estaremos a prejudicar.nos quando treinamos o mesmo musculo 2 dias seguidos?

    Agradeço a tua resposta.

    • Sérgio Rodrigues 21 de Novembro de 2011 / 22:09

      Olá,

      nas elevações a técnica não é tão importante como os movimentos de halterofilismo, e se não tiveres a técnica correcta das elevações com balanço ou das elevaçõe borboleta (como o Spealler faz no vídeo), não corres risco, apenas tens é de despender mais energia logo vais ficar cansado mais cedo. Se não estás a habituado a fazer assim tantas elevações, sugiro-te que apliques a adaptação que sugiro, faz metade ou até mesmo com saltos.

      Quanto a fazer 2 dias seguidos o mesmo musculo, eu tento não o fazer excepto com os movimentos de ginástica (flexoes, abdominais, agachamentos ou elevações) porque acho essencial termos uma boa resistência muscular nestes movimentos. Nos movimentos com barra e peso, tento não repetir, só se for um objectivo para essa semana dar uma maior enfase em algum musculo ou movimento.

      O problema maior que pode surgir é o cansaço acumulado no 2.º dia e por conseguinte o teu melhor tempo não ser de facto o melhor que poderás fazer. Se fizeres o movimento com a técnica correcta e tiveres uma boa percepção do teu limite, não vejo qualquer contra indicação de fazer flexões em 2 dias seguidos, ou de fazer supino num dia e flexões noutro dia.

      Vai-te dar sim um maior congestionamento nessa zona e se tiveres a alimentação e suplementação ideiais e o descanso aconselhado, vais ver que o resultado é bem positivo.

      Abraço

  6. Pedro Sousa (Mac) 22 de Novembro de 2011 / 21:10

    Antes de mais, Parabéns pelo blog e pelo que tens feito pelo Core Fit em Portugal, excelente!!!

    Conheci o blog através de um amigo que já teve o prazer de fazer umas aulas contigo.

    Eu ainda não fiz, mas fica a certeza que um dia destes apareço num dos “weekend events”, ainda por cima bem perto de minha casa.

    Eu ando num ginásio que (felizmente) vai ter Corefit em breve, não sei se por minha influência (insisti muito nisso), que, por sua vez, fui influenciado pelo teu trabalho, mesmo nunca tendo ido a nenhuma aula nem te conhecendo.

    O meu novo esquema de treino já tem algumas “nuances” de corefit, ando a preparar-me🙂

    À parte disso faço BTT regularmente, com mais regularidade aos Sábados. Aproveito e apresento o meu Clube de BTT – http://www.clubemondraker.net

    Continua com o blog e com o trabalho, dá gosto ver gente assim e é um prazer acompanhar.

    Um abraço

    Pedro Sousa

    • Sérgio Rodrigues 22 de Novembro de 2011 / 22:50

      Olá Pedro, obrigado pelo teu comentário, é importante para mim saber que há muita gente que gosta do meu trabalho.

      Fico á espera que apareças num WE ou se quiseres aparecer para um treino num dos sitios onde eu treino é só dizeres e combinamos uma hora. Já agora, um dos eventos podia ser um desafio de BTT🙂 parece-te bem?

      Já dei uma vista de olhos no teu site, gostei muito🙂 vou explora-lo melhor, o BTT também é um dos meus interesses apesar de estar meio adormecido!

      Abraço e fico á espera que apareças🙂

  7. Pedro Sousa (Mac) 23 de Novembro de 2011 / 10:41

    Gostei dessa parte de um dos desafios poderem englobar o BTT🙂

    Da minha parte, no que toca a BTT, estás convidado e serás bem recebido quando quiseres fazer um passeio.

    Quanto a aparecer num WE, vou ver se no próximo fim de semana apareço

    Um abraço

    • Sérgio Rodrigues 23 de Novembro de 2011 / 21:28

      É uma questão de combinar isso🙂

  8. Sérgio 22 de Dezembro de 2011 / 18:06

    Olá Sérgio

    Pratico musculação 4 a 5 vezes por semana, de que forma achas que posso integrar o crossfit no meu treino?

    Obrigado e parabéns pelo blog

    • Sérgio Rodrigues 23 de Dezembro de 2011 / 18:25

      Olá Sérgio, podes incluir no dia em que não treinas musculação ou então com missões do dia que não incluam os musculos treinados nesses dia.
      Tenho alguns alunos que fazem o esquema de musculação e depois fazem a missão do dia, seja ela qual for. Têm-se saído muito bem, principalmente na força e resistência que ganharam para a musculação.
      Também depende do teu objectivo e da tua alimentação, mas de certeza que terás beneficios.
      Mais alguma duvida especifica envia mail.

      Obrigado e Abraço

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